Descubra: Quando e como é indicado fazer jejum?


Quando se fala em jejum, as pessoas já ligam o termo a alguma penitência religiosa ou as técnicas malucas de emagrecimento. Mas, na verdade, este procedimento também serve para desintoxicar o organismo, tendo em vista que o corpo está sujeito aos lixos tóxicos diariamente, principalmente com relação à alimentação. De acordo com a química Conceição Trucom, mesmo com hábitos saudáveis, as pessoas não conseguem moderar a ingestão de toxinas.

“A aceleração das últimas décadas exige demais do nosso corpo. Desintoxicar-se é uma oportunidade de darmos um tempo para nós mesmos e desidentificarmos-nos de toda essa correria, uma profilaxia da saúde, um tempo para dialogar com a alma, com os cinco sentidos e ficar mais atentos ao que acontece com nosso corpo”, explica Turcom no livro “Alimentação Desintoxicante para Ativar o Sistema Imunológico”.

Como fazer um jejum correto?

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, fazer jejum com o intuito de desintoxicar o organismo não é o mesmo que fechar a boca para tudo. Neste caso, existem duas formas para livrar o corpo das toxinas, são elas: o jejum propriamente dito e a lavagem intestinal. Cada um destes métodos podem ser utilizados de diferentes procedimentos.

Técnicas de jejum

Ingestão de água com mel;
Consumir sucos de frutas e/ou hortaliças;
Beber chás de ervas;
Ingerir caldos de legumes;
Beber somente água;
Mastigar o alimento, mas não engoli-lo.
Técnicas de lavagem intestinal
Preparo com café: Fazer uma decocção de duas a quatro xícaras de café em dois litros de água;
Decocção de ervas: Misturar ervas como sálvia e confrei em decocção e consumir em seguida;
Infusão de chás: Preparar chás fortes, como o chá preto ou utilizar água repleta de sais minerais.

Quando fazer jejum?

Para Conceição Trucom não existe uma regra para as indicações do jejum, pois segundo a autora este processo ocorre de forma natural quando o corpo solicita através de alguns indícios. “Falta de apetite ou desejo exagerado de estimulantes são sinais do corpo pedindo que as funções digestivas tenham um período de alívio”, destaca.

Além disso, existem certas ocasiões que o organismo merece uma desintoxicação, como no caso de problemas respiratórios, como gripes, resfriados, coriza; distúrbios emocionais, a exemplo da raiva, mágoa, frustração, ansiedade e desequilíbrio; e também no caso de vícios, como os cigarros, bebidas, assistir televisão e outros tantos problemas.

0 comentários:

Postar um comentário

CURTA A NOSSA PÁGINA

Postagem em destaque

[INCRÍVEL] Chás que eliminam a barriguinha em homens

A preocupação com a boa forma, principalmente na área abdominal, não é uma exclusividade das mulheres, os homens também enxergam o excess...

Postagens populares